
Com o final da Era Vargas é
criada uma nova Constituição Federal que, quanto à educação, colocou a
obrigação de todos os brasileiros cursarem pelo menos o ensino primário,
retomando as ideias propostas pelo Manifesto da educação Nova da década de
1930. Também delimitou como competência do governo federal a regulamentação de
todo o processo educacional brasileiro.
Em 1946 é elaborado um anteprojeto de lei propondo uma reforma geral na educação nacional, que somente foi aprovado 13 anos depois, surgindo, assim, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) organizando, de maneira efetiva, todo o sistema de educação no país.
Em 1950, na cidade de Salvador, o educador Anísio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua ideia de escola-classe e escola-parque.
Em 1952, no município de Fortaleza, o educador Lauro de Oliveira Lima inicia uma didática educacional com base nas teorias científicas de Jean Piaget e do seu Método Psicogenético; em 1953 a educação passa a ser administrada por um Ministério próprio: o Ministério da Educação e Cultura.
Em 1961 tem início uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, tinha o propósito de alfabetizar em 40 horas os adultos analfabetos em grande quantidade no Brasil; em 1962 é criado o Conselho Federal de Educação, que ficou no lugar do Conselho Nacional de Educação e os Conselhos Estaduais de Educação e, ainda no ano de 1962 é criado o Plano Nacional de Educação e o Programa Nacional de Alfabetização, pelo Ministério da Educação e Cultura, inspirado no Método Paulo Freire.
Em 1946 é elaborado um anteprojeto de lei propondo uma reforma geral na educação nacional, que somente foi aprovado 13 anos depois, surgindo, assim, a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) organizando, de maneira efetiva, todo o sistema de educação no país.
Em 1950, na cidade de Salvador, o educador Anísio Teixeira inaugura o Centro Popular de Educação (Centro Educacional Carneiro Ribeiro), dando início a sua ideia de escola-classe e escola-parque.
Em 1952, no município de Fortaleza, o educador Lauro de Oliveira Lima inicia uma didática educacional com base nas teorias científicas de Jean Piaget e do seu Método Psicogenético; em 1953 a educação passa a ser administrada por um Ministério próprio: o Ministério da Educação e Cultura.
Em 1961 tem início uma campanha de alfabetização, cuja didática, criada pelo pernambucano Paulo Freire, tinha o propósito de alfabetizar em 40 horas os adultos analfabetos em grande quantidade no Brasil; em 1962 é criado o Conselho Federal de Educação, que ficou no lugar do Conselho Nacional de Educação e os Conselhos Estaduais de Educação e, ainda no ano de 1962 é criado o Plano Nacional de Educação e o Programa Nacional de Alfabetização, pelo Ministério da Educação e Cultura, inspirado no Método Paulo Freire.
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