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domingo, 25 de junho de 2017

Regime Militar (1964-1985)


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O período do regime militar foi caracterizado por inúmeras repressões regida pelos atos institucionais e decretos de leis. A liberdade de expressão quase não existia, houve a extinção dos partidos e sindicatos, os meio de comunicação foram censurados, ou seja, a sociedade inteira estava sob vigilância dos militares.
A educação desse período sofreu grandes influencias e vigilância dos militares. No governo Castelo Brando, o ministro de planejamento Roberto Campos sugeriu a criação de um vestibular mais rigoroso para as áreas do ensino superior, pois acreditava-se que toda aquela agitação dos estudantes era por conta de um ensino desvinculado do mercado de trabalho e que o engajamento político dos estudantes era resultado dos cursos que os deixavam livres de mais. Sugeriu-se uma educação mais repressiva.
Ainda segundo Campos, o ensino médio deveria atender a maioria da população, enquanto o ensino universitário deveria continuar sendo reservado para as elites. Sendo assim, o sistema educacional não despertaria aspirações que não poderiam ser satisfeitas.


Lei 5540/68, que visava a reforma universitária nunca foi aprovada pelos setores que não eram conservadores. Com isso, a Universidade naquele período tornou-se um polo de resistência a ditadura, onde alunos procuravam instalar fórmulas de autogestão.

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