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quarta-feira, 28 de junho de 2017

Período Joanino (1808-1821)

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1806, o governo napoleônico impôs o Bloqueio Continental à Europa.O príncipe regente de Portugal, Dom João VI, não acatou a ordem francesa, houve a convenção secreta com a Inglaterra, em 22 de outubro de 1807, pela qual os dois países acertaram um tratado de cooperação, caso Portugal fosse obrigado a se voltar contra a Inglaterra, para evitar a guerra.

Chegada da família real ao Brasil foi em 7 de março de 1808, nos quatorze navios, funcionários, e pessoas ligadas à corte portuguesa. Trouxeram obras de arte,documentos, livros.

(1808) Abertura dos portos às nações amigas, “Tratados de Livre Comércio e Navegação” (1810), “Reino Unido de Portugal e Algarves” (1815).
Houve adaptações no plano econômico com a abertura dos portos; no plano político, com a reorganização administrativa, pública e jurídica e no plano cultural, com as escolas superiores.
Tais mudanças, apesar de contraditórias dada a realidade do país e realizadas para privilegiar apenas uma classe e suas regalias, viriam influenciar a formação de um novo contexto na recém-metrópole.

ENSINO MÉDICO NA BAHIA E NO RIO DE JANEIRO
  • Academia Médico-Cirúrgica da Bahia (1808) – curso de medicina e cirurgia junto ao hospital militar
  • Academia anatomia-Cirúrgica do Rio de Janeiro (1809). curso superior → religião

Considerou-se a necessidade de formação de médicos militares em um tempo de guerra com Napoleão.
Com a mesma motivação bélica foram criadas em seguida as academias militares.
Em 1815, o curso da Bahia completou-se à semelhança do existente na Corte.
Professor de Coimbra Sebastião Navarro de Andrade, juntando-se ao programa anterior que incluía Anatomia, Fisiologia, Farmacologia, Higiene, Patologia, Terapêutica, Operações e Obstetrícia.

O ENSINO MILITAR E A ACADEMIA DA MARINHA
Academia Real da Marinha (1808)
Academia Real Militar ( 1810)
Devido a invasão de napoleão dom Pedro com intuito de fortalecer estrutura bélica do pais .

A REAL ACADEMIA MILITARDO RIO DE JANEIRO
Objetivou-se a formação de oficiais hábeis: artilharia, engenharia, geógrafos, topógrafos.

ASPECTOS DO ENSINO PROFISSIONAL
Algumas iniciativas contemplaram o ensino profissional. Ainda na Bahia, por decreto de 23 de fevereiro de 1808. Criação do Curso de Agricultura na Bahia,que era a segunda cidade em importância,exportadora de açúcar, fumo e outros produtos coloniais pelo seu movimentado porto.
No Rio de Janeiro o decreto de 23 de fevereiro de 1808, instituiu a cadeira de Ciência Econômica, por José da Silva Lisboa, Visconde de Cairu, seguidor do liberalismo clássico de Adam Smith e perito na disciplina econômica.

Prosseguiu o governo na criação das aulas régias, instituídas no tempo do Marquês de Pombal.
  • 1809. Para a Bahia foi uma Cadeira de Música,
  • 1816· É criada a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.
  • 1817, criou-se a Cadeira de Química na Bahia: “que se ensinem os princípios práticos da química, e seus diferentes ramos e aplicados às artes e à farmácia e instruía
EDUCAÇÃO E CULTURA

1808 - A criação da Imprensa Régia possibilitou a impressão de livros didáticos,de moral, de filosofia aristotélica, obras poéticas e publicações de José Silva Lisboa
1811, foi criado o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, no que servia para a pesquisa científica das plantas a Escola de Medicina.
1814· Franqueada a população a biblioteca real torna-se nossa primeira biblioteca pública.
1818 -Cria-se um Museu para propagação das ciências naturais. Dele proveio o atual Museu Nacional.

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